domingo, 26 de fevereiro de 2012

Nunca mais diga que Fisioterapia é Massagem. Este conceito já deixou de existir há muitos anos. Chega a ser Paleozoico! Hoje, contando com mais de 20 especializações e milhares de terapias e técnicas de reabilitação, a fisioterapia permite uma gama de maneiras de exercer a profissão da maneira mais satisfatória possível, procurando o melhor para seu paciente. Todas com sua importância e total atuação. Agora, o difícil é escolher a melhor em meio a tantas oportunidades impressionantes de trabalho. As mais variadas formas de terapias são desenvolvidas por profissionais da área que acreditam em dias melhores e que essa profissão é imprescindível para a população e, às vezes, a única alternativa de uma nova VIDA!
Para ser fisioterapeuta é preciso ir além. É preciso gostar de pessoas. Gostar de trabalhar com as mãos. Ter empatia e estar preparado para lidar com a dor dos pacientes.
Para ser fisioterapeuta é necessário muito mais do que 5 anos numa universidade, tem de se colocar no lugar do outro, mas ao mesmo tempo não se deixar envolver demais. É buscar sempre o melhor. Buscar ser o melhor!
Isto é a Fisioterapia. Isso é ser Fisioterapeuta!




quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Ser Fisioterapeuta (...)




Ser fisioterapeuta é ter duas mãos e um coração entre elas.

É manter expressão serena, mesmo com a alma desesperada.
É manter a mente quieta mesmo diante do desespero.
Ter um brilho no olhar mesmo quando não temos esse motivo.
É transformar lágrimas em desabafo e ser humana para dar conforto.
O coração estremece por muitas vezes cheio de emoções inexplicáveis, mas proporcionando o alívio dentro da alma, levando conforto para o coração e com nossa sabedoria poder proporcionar a reabilitação.
Ser fisioterapeuta é acreditar na esperança que dias melhores virão.
É vencer o sentimento de onipotência que nós é erroneamente delegado.
É reconhecer nossos próprios limites.
Mas, acima de qualquer coisa, fazei Deus que nunca perca a capacidade de chorar e jamais esquecer que em minhas mãos junto com sua mão existe o maior milagre ...

-- A vida --.

(Erika Alves Serrão)
 

Fisioterapia é Isso! (...) Ser Fisioterapeuta é Isso!

A Vida coloca em nossos destinos pessoas e obstáculos.
Quantas vezes nós pensamos em desistir. Deixar de lado o ideal e os sonhos.
Quantas vezes sentimos o peso da responsabilidade, sem ter com quem dividir.
Às vezes sentimos a solidão, mesmo cercado de pessoas.
Qunatas vezes lutamos por uma causa perdida. (...) Mas ser Fisioterapeuta é ser Forte!
Tentamos manter a expressão serena, mesmo com a alma deseperada.
Transformamos lágrimas em Conforto.
Muitas vezes o coração extremece de emoções inexplicáveis. Mas trazendo alívio, conforto e com nossa sabedoria podemos proporcionar a Cura!
Ser Fisioterapeuta é ser esperança ...
Reconhecemos os seus e os nossos próprios limites.
Jamais esquecemos que em nossas mãos existe o maior milagre do universo: A Vida!
Ser Fisioterapeuta é ter duas mãos e um coração entre elas.
Amar talvez seja isso ...
Descobrimos o que o outro fala mesmo quando ele não diz
Não podemos começar de novo, mas podemos fazer um novo fim. Por isso que acreditamos sempre no nosso trabalho, mesmo muitos não dando a menor importância a isso.
Nós aprendemos a redescobrir a Vida quando tudo parece perdido! *_*

Isso é ser Fisioterapeuta!
Minha Vida! (...)




As Pequenas Coisas são as que Fazem surgir a Vida!



Muitos não dão valor e admito que até eu não dava. Só que quando entrei neste mundo e, de primeira, me apaixonei percebi que a importância que o mínimo movimento tem é essencial para termos o básico da vida. 
Sei bem que se hoje estamos bem, não queremos saber nem entender como estaríamos no amanhã se algo estivesse errado conosco. Entro hoje no terceiro dia com um dor aguda terrível na parte superior do Dorso, tenho minhas dúvidas que esteja atingindo o Trapézio. Não sei de onde vem, só sei que irradia de uma forma que chega a dar raiva.
É vivendo esse momento que, mais uma vez, entendo e falo da importância que devemos dar as coisas mínimas da vida. A vida é feita dessas coisinhas que, juntas, fazem surgir, de uma maneira impressionante, um complexo sistema que se chama Corpo Humano. Se não liga para como é transportado o cálcio para dentro das células musculares e através deste, desencadear uma sequência de eventos que movimentam sarcômeros e produzem a contração muscular, não interessa. Isso só importa para nós que temos isso para a Vida. O que realmente importa que as pessoas tenham em mente que se, por um trauma, acidente ou doença, perdemos o minimo movimento, este fará uma falta imensa. E devemos lembrar também que todo nosso corpo é interligado, e se perdemos um pedacinho deste "quebra-cabeça" podemos, associado, deixar de viver, dependendo da intensidade com que aconteceu e o que foi acometido. Vamos viver sem esquecer o valor da simplicidade. Viver intensamente, mas sem esquecer de que as melhores coisas são as que vem de pequenos feitos! *_*

domingo, 22 de janeiro de 2012

A verdadeira face (...)



Tanta gente abre com orgulho a boca para falar em igualdade. Igualdade o que! Hoje, o mundo é só mais um lugar onde a maioria dos "vencedores" é composto por pessoas que tiveram um inicio de vida muito do valioso. Esquecendo os Berços de ouro e concentrando o nosso olhar para o MUNDO REAL, podemos observar claramente que existem seres desvalorizados e que estão sempre em segundo plano. Direito a uma boa saúde, educação de qualidade todos nós temos, agora dar certeza disso é a parte difícil do negócio. E não adianta correr atrás não, são coisam que pertencem ou deveriam pertencer a nós, mas elas não chegam da maneira adequada. 
Pq é tão difícil escolhermos alguém que faça por onde merecer nosso 'bom trabalho', o nosso 'muito obrigado'. Enquanto passarmos por uma rua e vermos uma criança dormindo no chão em cima de um papelão, ninguém será merecedor de voz alguma e nunca teremos o pensamento de positividade para com qualquer governo. As Coisas mudam. As coisas tem e devem mudar. Se não mudar onde é que iremos parar. Pra que se preocupar com um evento de magnitude planetária se na esquina os turistas irão presenciar cenas de Miséria e irão sempre se questionar e permanecerem sem resposta.
Se temos o dom da escrita, da argumentação, do convencimento, do falar pq não usar por causa nobres e assim poder dar uma vida digna a quem realmente necessita. Falar pode mover montanhas. Lutar move montanhas!
O que falta é um pouco de pensamento no TODO. Existem sim auxílios, ajudas mas não é o suficiente. Mesmo com pouco podemos melhorar, nem que seja um pouco, o que por si só já está decadente. Ver uma criança dormindo na rua sozinha, desprezada e humilhada é a cena mais triste que um ser pode presenciar. Ver alguém lhe pedir comida e dar-lhe é gratificante, mas fazemos isto com a consciência de que depois ele voltará a sentir fome e não poder fazer nada, pq os que podem não fazem da maneira adequada. Erradicar a miséria está sendo um bom projeto e seu encaminhamento está sendo excelente. Agora se esperarmos que um só mude o mundo ele não sairá do lugar. Cada um fazendo sua parte podemos trazer a felicidade pra muita gente e mostrar que mudanças podem acontecer sim. Acontecem se todos estiverem unidos para Isso!